e-Consignado / Crédito do Trabalhador - Cuidados e Pontos de Atenção
- Alex Mantovanni
- 21 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar.
Está valendo desde 21/03/25
Medida Provisória que criou a linha do empréstimo consignado “Crédito do Trabalhador” já está valendo. Com ele, profissionais do setor privado poderão usar a Carteira de Trabalho Digital para ter acesso a empréstimos mais baratos com garantia do FGTS.
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), o trabalhador terá a opção de requerer proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo Governo Federal. Para isso, o profissional autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, o trabalhador recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal do banco.
Obrigações dos Empregados:
Autorização: Os empregados regidos pela CLT podem autorizar o desconto de forma irrevogável e irretratável.
Limites: Os descontos não podem ultrapassar 30% da remuneração disponível,
Consentimento: É necessário consentir em compartilhar dados pessoais para operacionalização de crédito.
Solicitação de Bloqueio: Empregados podem pedir o bloqueio de novos descontos em qualquer momento.
Obrigações dos Empregadores:
Operacionalização: Devem realizar os descontos autorizados na folha de pagamento e repassar os valores às instituições consignatárias dentro do prazo.
Transparência: Fornecer informações claras sobre custos operacionais e discriminar os descontos no demonstrativo de rendimentos.
Garantia de Dados Fidedignos: Informar corretamente os valores da remuneração e da folha de pagamento para viabilizar as operações de crédito.
Responsabilidade por Descumprimento: Estão sujeitos a penalidades civis, administrativas e criminais em caso de apropriação indevida de valores ou perdas e danos causados por atrasos.
Resumão:
A lei busca regulamentar os descontos em folha, garantindo direitos e responsabilidades tanto para empregados quanto para empregadores. Os empregados devem autorizar os descontos e respeitar os limites financeiros estabelecidos, enquanto os empregadores devem garantir a execução e informar adequadamente, respeitando prazos e transparência.
ATENÇÃO: - Fluxo Geral

Decomposição do Fluxo

1 - O primeiro passo é a solicitação de empréstimo pelo funcionário no aplicativo da CTPS Digital.
____________________________________________________________________________

2 - Ao ter a confirmação da contratação, a empresa receberá e-mail de notificação do DET - Domicílio Eletrônica do Trabalhador sobre a contratação do empréstimo.
A - Recomendo que a empresa oriente que o funcionário comunique o RH a cada contratação de empréstimo.
B - Recomendo também que a empresa acesse, ao menos mensalmente (cerca do dia 15) o DET para consultar estas informações.
____________________________________________________________________________

3 - O terceiro passo é o RH da empresa comunicar a BPOConsulting a existência do empréstimo mandando nome.
Apenas após informar a BPOConsulting nossos analistas irão ao portal Emprega Brasil recuperar as informações do empréstimo.
____________________________________________________________________________

4 - A BPOConsulting, após comunicação realizada pela Empresa, irá acessar o portal "Emprega Brasil" onde constam as condições e informações do Empréstimo Consignado necessárias para a elaboração da Folha de Pagamento.
____________________________________________________________________________

5 - A BPOConsulting ira gerar e remeter à empresa a GUIA do FGTS Digital com os valores descontados do empréstimo em folha de pagamento.
NOTA: Até o momento da publicação deste artigo, não sabemos se a GUIA será em separado do FGTS entre parcela de empréstimo e valores do FGTS.
Alex
Comments